Projeto Olímpico - Documentário The Triumph Of Her Will e mais um posto do Planeta é Nosso

Olá pessoal...

Dando prosseguimento ao Projeto Olímpico, o Thintosecco escreveu mais um post sobre os heróis olímpicos. Como sempre muito bom! Não me canso de agradecer a participação, valeu Thintosecco! Dêem uma visitada no Planeta é Nosso para ler.

Depois que o Optimus escreveu sobre a origem das Olimpíadas vou aproveitar para postar sobre um documentário que já falamos aqui no Vintage. O 'The Triumph Of Her Will' da cineasta alemã Leni Riefenstahl.


O documentário retrata vários anos de sua vida e toda sua carreira. Leni Riefenstahl foi uma das grandes criadoras e inovadoras de imagens do imaginário popular mundial. Afinal foi seu documentário Olympia [que muitos pensam ter sido propaganda do partido nazista, mas que na realidade foi filmado a partir de um pedido do COI - Comitê Olímpico Internacional] que firmou em nossas mentes o formato de imagens, planos e sequências para as filmagens de esportes.



Outra curiosidade bastante interessante é o fato de que seu filme da reunião do partido Nazista em 1934 ['Triumph of the Will'] serviu de inspiração para George Lucas filmar várias das cenas de Star Wars. Principalmente as que unidades de Stormtroopers e rebeldes aparecem. A mais clássica de todas é a cena final do episódio IV, onde Luke, Solo e Chewbacca caminham para receber medalhas da Princessa Léia. Existe uma cena praticamente idêntica a esta no filme de 1934.



Muito se questiona até hoje se ela foi seduzida pelo 'Lado Negro da Força'. Riefenstahl admitiu ter sido muito inocente e que não acreditava que Hitler e seu alto comando pudessem fazer as coisas que fizeram. Mas isso não importa, já que estamos falando de sua contribuição a arte mundial.

Acredito que seus valores pessoais estavam muito acima de qualquer ideologia política ou racial e sua obra demonstra isso. Indiscutível com certeza é o seu incrível talento e perseverança.

O passado perseguiu Leni, que foi impedida ou boicotada de criar ou até mesmo de participar de outros projetos após a Segunda Grande Guerra. Seu crime? Ser alemã, cineasta e ter ajudado [ou não] a máquina de propaganda do Partido Nazista. Crimes que ela foi posteriormente inocentada. Mas infelizmente não pela opinião mundial.


Para fazer o download do documentário em nosso blog do Wordpress clique aqui.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Obrigado pelo elogio. Mas, para ser mais correto, a postagem sobre o Jesse Owens e seus companheiros é uma compilação. Citei as fontes lá no final do post. As postagens aqui também estão muito boas. Abraço!

    ResponderExcluir