Internautas notam desmatamento maior no mapa do Globo Amazônia

Mapa interativo mostra em tempo real a destruição da floresta. Veja imagens da evolução do desmatamento nas áreas mais críticas.

O crescimento de 133,6% no ritmo de desmatamento da Amazônia não passou despercebido pelos Internautas que utilizam o mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra a destruição da floresta em tempo real.

No mapa já é possível observar os focos de derrubada da floresta divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nesta segunda-feira (29), e protestar contra a devastação da mata.

Mapa interativo Amazônia.vc mostra o aumento do desmatamento a oeste da cidade de Marabá (PA). À esquerda está o desmatamento detectado em julho, e à direita a destruição identificada em agosto. (Foto: Amazônia.vc)

“A situação está feia. No mapa dá para perceber a diferença. Na região central do Pará, há muito desmatamento”, observa o desenhista técnico Adavilson Subirai, 22, que já realizou mais de 23 mil protestos virtuais no Globo Amazônia.

Ele mora em Dois Vizinhos (PR), e acompanha com atenção cada novo foco de destruição que surge na floresta. “Eu sabia que a Amazônia estava sendo desmatada, mas nunca havia me aprofundado no assunto. Quando vi o aplicativo pela primeira vez, me surpreendi pelo número de queimadas e desmatamentos. Para nós, isso é um prejuízo enorme”, reclama.

No município de Novo Progresso (PA), a derrubada da floresta se acentuou nas margens da rodovia BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA). (Foto: Amazônia.vc)

A medição dos dados de desmatamento foi realizada pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas as áreas desmatadas ou degradadas que tenham área maior que 2.500 m². Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos são detectados, e algumas áreas em que a floresta foi derrubada podem ser identificadas com atraso.

Nas proximidades de Novo Repartimento (PA) – o município que mais desmatou em agosto, segundo o Inpe – a devastação mudou de lugar e se tornou mais forte. (Foto: Amazônia.vc)

Nota da Fê: ainda não tinha visto o funcionamento do sistema 'Globo Amazônia'. Parece ser bem útil. Espero que com isso as autoridades consigam ao menos diminuir o desmatamento e as queimadas.

De qualquer forma o cidadão pode ao menos visualizar o que está acontecendo e cobrar dos governos [municipais, estaduais e federal] atitudes mais enérgicas.

Postar um comentário

0 Comentários