Morre o locutor americano Don LaFontaine

Morreu na última segunda-feira (01/09) o locutor Don LaFontaine, aos 68 anos de idade, devido à complicações no tratamento de uma doença em curso.


Considerado o maior autor da narração moderna para trailers, a voz de La Fontaine era também para muitos o padrão para o qual todos os outros narrador de trailers são medidos. Durante os últimos 30 anos, sua voz tem sido a inspiração para todos os narradores.

La Fontaine fez narração em vários filmes, como a série O Exterminador do Futuro, e só para citar filmes recentes, narrou o trailer de Os Simpsons.

Lafontaine começou como um engenheiro de áudio em 1965. Quando um locutor não apareceu para uma sessão, Lafontaine fez a sua primeira narração, uma promoção para o filme Gunfighters of Casa Grande. O cliente, a Metro-Goldwyn-Mayer, gostou bastante do seu desempenho. Ele fez cerca de 5000 narrações em uma carreira de 33 anos.

LaFontaine, que tornou a expressão “In a world…” famosa em muitos trailers de filmes, trabalhou para vários anúncios de filmes e estúdios. Ficou na ativa até recentemente, fazendo cerca 10 de trabalhos por dia. O locutor Tom Kane disse que certa vez, LaFontaine fez 50 sessões num único dia, um recorde pessoal.


Outro artista, Ashton Smith, escreveu certa vez um depoimento em seu Website: “Quando você morrer, e ouvir a voz no céu não é Don. É Deus tentando soar como Don”. Ao citar na releitura terça-feira, Smith disse: “Eu acho que Deus vai perder aquela voz quando Don chegar lá, porque ele é muito bom.”

O alcance e a notoriedade do trabalho de La Fontaine poderiam ser comparados (se é que isso é possível), no Brasil, ao trabalho exercido por nomes como Márcio “Batman” Seixas, que fez várias narrações para trailers em produções da Disney, e mais ainda do inigualável Jorge Ramos, que você provavelmente já ouviu falando “em exibição nos cinemas”.

Jorge Ramos

LaFontaine deixa uma esposa, Nita Whitaker, e três filhas. E um legado de 750,000 spots deTV, 5,000 trailers e uma voz inesquecível.

Assistam esse vídeo especial sobre a carreira do locutor:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. eu fikei faxinada kom todo o ke vi parabens!!!!!!

    Diana para la fontaine

    ResponderExcluir