Polícia confisca computadores e servidores de blogueiro que publicou iPhone 4G

A novela do Gizmodo conseguindo um protótipo do suposto iPhone 4G parece não ter mais fim. A última novidade, publicada com todo o alarde possível pelo blog, é que a polícia da Califórnia apreendeu os computadores do blogueiro responsável pela matéria.
A culpa é toda dele. (Foto: Gizmodo)
A culpa é toda dele. (Foto: Gizmodo)
Na última sexta-feira (23), uma equipe da polícia entrou na residência do editor Jason Chen e apreendeu nada mais, nada menos que quatro computadores e dois servidores. O mandado de busca foi emitido pelo juiz da Corte Superior de San Mateo, cidade onde o blogueiro mora.

A Gawker Media, responsável pelo Gizmodo, já acionou seu corpo jurídico para tentar conseguir de volta os equipamentos que a polícia levou. Gaby Darbyshire, que responde pela empresa, enviou uma carta ao detetive responsável pela operação informando que o mandado de busca não prevê que ela seja feita durante a noite (e é verdade: fac-símile do documento mostra que a “aprovação de busca noturna” não foi feita pelo juiz).
Darbyshire ainda argumenta que, pelas leis da Califórnia, jornalistas, repórteres, editores e profissionais com funções similares a essas não podem ser obrigados a prestar informações sobre fontes, objetos de reportagem etc. (como acontece no Brasil).
Agora é esperar os próximos capítulos do caso iPhone 4G vazando no Gizmodo.

================================

E a novela continua... Eu sinceramente não sei o que pensar. Mas meu noivo ainda acha que isso tudo ainda é uma propaganda de marketing viral da Apple. Ele acha que dessa forma a maçã fica isenta de culpa pelo possível vazamento do protótipo. Afinal, se ele sumiu (foi perdido, roubado ou qualquer outra coisa) a Apple não tem culpa nisso, e conseguiu que todos ficassem falando de seu produto sem pagar um centavo.

Postar um comentário

0 Comentários