Cometa Halley foi visto na Grécia Antiga

O cometa Halley pode ser visto a partir da Terra a olho nu a cada 75 anos (NASA)

O astro registrado por Aristóteles tem grandes chances de ser o mesmo cometa que adentrou o sistema solar em 1986 e deverá reaparecer em 2061

O filósofo grego Aristóteles, que viveu entre os anos 384 e 322 a.C, descreveu a queda de um meteorito acontecida entre 466 a.C. e 467 a.C. e também o aparecimento, no mesmo período, de um cometa no céu. Reconstruindo sua mais provável trajetória, o astrônomo Eric Hintz e o filósofo Daniel Graham, ambos da Universidade Brigham Young (EUA), verificaram que o astro registrado por Aristóteles é provavelmente o cometa Halley, que adentrou o sistema solar em 1986 e deverá reaparecer em 2061 (ele pode ser visto da Terra a cada 75 anos).

Segundo os resultados encontrados pelos pesquisadores, publicados no periódico Journal of Cosmology, o Halley ficou visível durante 80 dias entre os meses de junho e agosto do ano 466 a.C. A reconstrução da trajetória do cometa coincide com outros relatos antigos, que dizem que ele teria ficado visível por 75 dias.

Até agora, o relato mais antigo da visita de Halley ao sistema solar foi feito em 240 a.C., evento registrado por astrônomos chineses. Se os novos resultados forem confirmados, os pesquisadores terão adiantado a data da primeira observação do cometa Halley em 226 anos.

VEJA.com

Postar um comentário

0 Comentários