Dicas Twitter: O que muda com o "Novo Twitter"

Dica de site: Ótimo para quem usa ou pretende usar 'o passarinho'. :)

Oi pessoal, eu sou o André @aafmoraes, minha querida amiga @camilamoraes me concedeu a honra de publicar no #DicasTwitter um texto que escrevi sobre o #NewTwitter. É claro que, como seguidor fiel do blog, eu não desperdiçaria essa chance. Curtam.
As alterações do #NewTwitter estão dando o que falar. O perigo de qualquer mudança que se queira fazer no Twitter é alterar sua simplicidade. O Twitter faz sucesso exatamente por ser extremamente espartano, sem formatação e sem animações. Acredito que quem implementou as mudanças também pensou nisso.

A principal novidade foi a criação de um painel de visualização do lado direito da tela. E ele realmente funciona, coisa que eu duvidava que fosse acontecer. Clicando na mensagem surgem os dados referentes ao “tweet” no painel de visualização, tais como usuários que deram “retweet”, perfis citados na mensagem, entre outros. Surge também parte da ‘timeline’ de quem o enviou, para acompanhamento do histórico.
A mudança é mais estética, já que nenhuma funcionalidade extra foi acrescentada. O que o novo Twitter faz o outro também fazia. Apenas foram reunidos todos recursos no painel, tornando as tarefas mais simples. Agora, por exemplo, não é preciso entrar na página de cada usuário para ver seu perfil, pois ele é mostrado automaticamente no painel.
Outro ponto a favor: não é mais preciso clicar em “more” para ver a continuação da ‘timeline’. Ela automaticamente aparece quando se rola a tela para baixo.
Mas a facilidade maior fica por conta da visualização de vídeos e fotos.

Quando alguém posta um link de vídeo
ao lado direito do tweet surge um pequeno ícone. Ao clicar nele o painel de visualização exibe o vídeo diretamente do Youtube, sem a necessidade de visitar uma página externa. Isso ajuda muito na praticidade, mas a maior vantagem é o fato de poder checar se o link realmente refere-se a um vídeo antes de executá-lo. Com isso o sistema do Twitter também consegue ter maior controle sobre links maliciosos, ainda que permaneça a possibilidade de abertura da página externa. Ponto para a segurança.
As fotos são manipuladas exatamente da mesma forma, mas ainda dependem de sites de imagens para o Twitter, como o TwitPic.

Outra modificação: agora há uma pequena caixa para se
postar uma mensagem sem precisar ir até a área convencional
. Ajuda, principalmente quando se está acompanhando a ‘timeline’ e deseja postar alguma coisa, pois não é mais preciso ir até o início da página e depois voltar.
Quem perdeu força foram os Trending Topics (lista de assuntos mais comentados do Twitter). Agora só aparecem quando se está na página inicial, sem clicar em outros links. Inevitavelmente, perderão relevância nas discussões.
Bugs: como nem tudo é perfeito, usuários com computadores mais antigos podem notar certa lentidão e alguns travamentos. A configuração do plano de fundo pode ser inadvertidamente alterada ao se converter para a nova versão. Muitos usuários de Internet Explorer também têm reclamado que alguns botões, como “reply” e “retweet”, não aparecem.
A sensação de se usar o novo Twitter é bem parecida com aquela de quando a Microsoft lançou o Office 2007. No começo parece estranho. Mas as mudanças foram muito mais felizes do que aquelas implementadas no Orkut, por exemplo. É questão de tempo para se acostumar. Ao contrário da rede social do Google, o Twitter não perderá usuários em razão das modificações.
Se não tiver jeito mesmo de se habituar às novas funcionalidades, não se preocupe. Há a opção de reverter para a versão antiga (clicando no seu próprio nome de usuário no botão do lado direito superior da tela e em “leave preview”). Pelo menos por enquanto. :-)
André Moraes é advogado e também o autor do blog Sociedade em Rede, indispensável para quem se interessa em discutir o impacto das redes sociais em nosso dia-a-dia. Recomendo muito! ;o)

Postar um comentário

0 Comentários