Gratulatio: Google aprende a falar latim

Conhecido por ser capaz de realizar traduções relativamente verossímeis do português para o inglês ou do vietnamita para o urdu (e vice-versa), o Google Translate desde a última quinta-feira o serviço também é capaz de fazer traduções para o Latim Antigo


A nova função do serviço de traduções foi anunciada pelo engenheiro Jakob Uszkoreit em um post convenientemente traduzido para o latim no blog oficial da empresa. Chamado de Veni, Vidi, Verba Verti (ou, Vim, Vi, Traduzi Palavras): “Hoje anunciamos o primeiro sistema de tradução de linguagem que não conta com falantes nativos: o latim. Apesar de apenas alguns poucos falarem Latim, todos os anos mais de 100 mil estudantes americanos fazem o Exame Nacional de Latim e a língua é estudada por muitos ao redor do mundo”.
Além disso, a tradução para o Latim poderá ser útil no Google Books, que tem diversos títulos repletos de páginas escritas no idioma. “O Latim é incomparável. Todos os livros em latim já foram escritos e apenas poucos serão feitos daqui adiante. Muitos foram traduzidos para outras línguas e essas traduções foram usadas para treinar nosso sistema”, completa o post.

Tecnoblog

Postar um comentário

0 Comentários