Megaexposição sobre Naufrágio do Titanic aporta no Brasil

Quase um século depois de afundar ao colidir com um iceberg do Atlântico Norte, o navio Titanic finalmente aporta no Brasil. Objetos da embarcação e histórias de vida dos cerca de 1.500 passageiros mortos na tragédia compõem "Titanic: a exposição", mostra internacional que abre em Porto Alegre no próximo dia 17 de março.

A intenção dos organizadores é que Curitiba e Brasília também recebam a exposição ainda neste ano.


A mostra, que conta com 243 objetos resgatados do fundo do mar por mergulhadores, é dividida em oito partes: Construção, A Partida, A Vida a Bordo, Sala das Caldeiras, Iceberg, O Resgate, Recuperação e Memorial.


Considerado o ponto alto da exposição, o trajeto inclui uma réplica de 3,5 metros de um iceberg real, que pode ser tocado pelos visitantes e ajuda a baixar a temperatura das salas ao redor, reproduzido o clima enfrentado pelos passageiros do navio. O enorme bloco de gelo, segundo os organizadores da mostra, foi modelado a partir de um esboço traçado pelo próprio vigia do Titanic.

Logo que chegam à exposição, os visitantes recebem um cartão de embarque com o nome de uma das vítimas do naufrágio. Ao final do percurso, na galeria Memorial, será possível saber mais informações sobre aquela pessoa específica e das milhares de outras que morreram a bordo do Titanic.

A tragédia com o Titanic - transatlântico britânico que chegou a ser considerado "inafundável" quando construído no início do século passado - começou na noite de 14 de abril de 1912. A embarcação fazia sua viagem inaugural, de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, com 2.228 pessoas a bordo, quando chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte.

O navio afundou na madrugada do dia 15, deixando um saldo de 1.523 mortos e 705 sobreviventes. Os destroços do navio permaneceram no fundo do mar por 73 anos, até que as primeiras expedições começassem a recuperar peças e objetos perdidos.


A história do naufrágio do Titanic foi contada em um filme de James Cameron estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Lançada em 1997, a superprodução permaneceu durante mais de uma década com o título de maior bilheteria da história do cinema mundial até ser atropelada por outro filme do próprio Cameron, "Avatar", no ano passado.

"Titanic: a exposição - objetos reais, histórias reais"
Quando: a partir de 17 de março (abertura para convidados em 16 de março)
Onde: Porto Alegre
Local: BarraShoppingSul - Av. Diário de Notícias, 300, Cristal - Porto Alegre-RS

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários