[Exposição] Titanic A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais

IMG_0248Segunda-feira passada finalmente assisti a exposição ‘Titanic A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais’ no Barra Shopping Sul .

Devo dizer que fiquei impressionada. Embora ela esteja um pouco desfalcada se a compararmos com a apresentada em outros países.


Antes de falar dela em si, vou relatar um pequeno ‘probleminha’ já na entrada: A proibição de fotos e/ou filmes [ fotos não são permitidas e eles são ‘enfáticos’ nisso ]. Concordo que câmeras com flash devam ser evitadas [até mesmo proibidas] pois podem, com o tempo, causar danos aos pigmentos de roupas, pinturas e papéis. Mas acho um certo exagero que pessoas com câmeras amadoras [sem flash] e celulares sejam proibidos de fotografar. Como não existe emissão de luz, a pigmentação dos objetos não é afetada. Ou seja, não é um problema técnico, e sim, econômico.

IMG_0258
Esse tipo de coisa pode afastar as pessoas dos museus e exposições ao invés de atraí-las. Fotos [amadoras] podem servir como uma boa propaganda em tempos de blogs e redes sociais [esse post é um exemplo disso!]. Vários museus permitem fotos [sem flash]. Outros não. É um assunto ainda em discussão. Como patrimônio da humanidade, esses objetos deveriam ‘pertencer’ a ela e não ‘unicamente’ aos museus. Desde que não haja nenhum tipo de dano as peças, é claro. Nenhuma foto substitui o prazer sensorial que esse tipo de exposição proporciona. Quem acha que sim, bom,  sorry. Na minha opinião, essa pessoa não é digna dela. Melhor que fique em casa. Mas fotos ‘materializaram’ nossos sonhos e sentimentos. Imortalizam nossas ações e realizações. É um direito nosso como indivíduos e cidadãos.

Dito isso, mesmo com a vigilância acirrada dos seguranças, conseguimos tirar umas fotos ‘extra-oficiais’ para ilustrar esse post [ foi um ato de protesto também, admito! ].

Mas voltando a exposição, como disse antes, ela é ótima. A temperatura ambiente, por exemplo, é controlada para dar uma idéia do frio naquela trágica noite em abril de 1912. Tudo ajuda a entrar no clima: música, vídeos, fotos, luzes, textos [históricos dos passageiros] e os objetos [todos bem interessantes. A maioria incrivelmente bem conservados]. São várias salas. Começando pela primeira classe, passando depois por uma reprodução de um corredor da terceira classe [ se você assistiu Titanic de James Cameron vai se sentir no próprio filme! Dá para ouvir até o som dos motores! ] juntamente com uma cabine com beliches também da terceira classe. Ah, o iceberg também está lá!

IMG_0252 IMG_0259
IMG_0265 IMG_0254
IMG_0267 IMG_0264

Outros objetos que chamam a atenção são um pedaço do casco do Titanic [ você pode tocá-lo! ] e uma coleção de frascos de perfume, que ainda exalam o odor de suas essências [ e são bem fortes! ] Incrível! Uma amiga [ que viu a exposição em Quebec ] me falou nisso e eu não acreditei.

IMG_0260Ao final do 'passeio' existe uma lojinha com vários souvenires a venda. Coisas interessantes como reproduções de jornais de época com manchetes do naufrágio, réplicas de joias, camisetas, bonés e muito mais. O catálogo, em particular, é um item indispensável.

Vale lembrar que o lucro das vendas é revertido para a conservação dos próprios objetos da exibição.
Happy
Outra questão que gostaria de ressaltar é sobre a atmosfera da exposição. Pode afetar pessoas mais sensíveis [minha mãe, por exemplo, ficou profundamente emocionada quando viu alguns pertences pessoais de passageiros que faleceram no naufrágio]. Então a dica é: Curta a exposição, mas se for muito sensível mantenha um certo distanciamento. Vá com calma. Não entre de ‘cabeça’ nela.
É isso!
Boa exposição! Alegre

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito interessante. Incrível o estado de conservação de objetos que passaram décadas no fundo do mar! Estou pensando em visitar a exposição.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante gostaria de poder ver ....mais e uma historia emociante pela forma ki aconteceu um navio ki era dito ki nem deus o afundaria..e para pensar nunca desafie.o dono desse mundo.

    ResponderExcluir
  3. adorei a exposição, ela está em Curitiba, e sobre as fotos você tem toda rasão

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula Dorneles12/14/2011 9:54 PM

    Adorei a exposição, foi maravilhoso.Poder ver os objetos que foram recuperados,peças de roupas e também poder ganhar a réplica do cartão de embarque do navio Titanic =D   

    ResponderExcluir