Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Image634354201913781592

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) no Oceano Pacífico, que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados. Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km. O abalo, que ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília), foi seguido até o momento por outros 19 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo.

De acordo com a agência local Kyodo, a polícia de Miyagi, uma das províncias afetadas, informou que há feridos na região do terremoto. Segundo relato da agência Reuters, uma pessoa teria morrido.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, mas não deu informações sobre vítimas. Kan pediu "calma" à população.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas. A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, na capital japonesa.

Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto. O alerta foi dado para Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e países do litoral oeste do continente americano.

Imagem do site do USGS mostra localização do tremor (Foto: Reprodução)Imagem do site do USGS mostra localização do
tremor (Foto: Reprodução)

"A avaliação do nível do mar confirma que foi gerado um tsunami que pode causar grandes danos", adverte o centro.

Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.

(*) Com informações da EFE e da Reuters

G1

Postar um comentário

0 Comentários