Conheça a saga do homem no espaço nas últimas cinco décadas

Esse é para os ‘baixinhos’. Happy

11098713O dia 12 de abril é uma data especial para o mundo: naquela data, exatamente 50 anos atrás, pela primeira vez uma pessoa deixava o nosso planeta e visitava o espaço sideral.

Ele se chamava Yuri Gagarin e nasceu na Rússia, na época em que o país se chamava União Soviética. Naquele lugar, os viajantes espaciais recebem o nome de "cosmonautas", e Yuri foi o primeiro deles. Ele tinha apenas 27 anos em 1961, quando fez sua aventura cósmica.

SORRIDENTE

Filho de camponeses, ele foi escolhido para a viagem por ser um ótimo piloto de avião e por ser muito simpático (o governo russo sabia que ele se tornaria muito famoso depois da missão e queria alguém que fosse legal com as pessoas).

Yuri passou por alguns apertos durante a viagem espacial. Ele subiu ao céu numa cápsula colocada na ponta de um foguete e foi quem viu pela primeira vez que, vista do espaço, a Terra é azul.

Ele deu uma volta inteira ao redor do nosso planeta e retornou em pouco mais de uma hora e meia. Mas, durante a descida, ele teve de saltar de sua espaçonave e chegar ao chão de paraquedas, porque o tranco era muito grande no impacto da nave com o solo.

Cinquenta anos de aventuras

Depois que Yuri retornou, os Estados Unidos, maior rival da União Soviética, decidiram que também começariam a transportar astronautas. E o maior objetivo deles seria mandar pessoas para a Lua.

Caminhadas lunares11098711

Depois de construir foguetes e espaçonaves, os americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os primeiros a andar na Lua, em 20 de julho de 1969. O nome do personagem Buzz Lightyear, do filme "Toy Story", é uma homenagem a Aldrin.

Estação espacial

Os russos bem que tentaram chegar à Lua primeiro que os americanos. Mas, como não conseguiram, eles resolveram construir as primeiras estações espaciais. A mais famosa delas foi a Mir (palavra que significa "paz" em russo), colocada no espaço em 1986 e desativada em 2001.

Colaboração internacional

Nos anos 90, os Estados Unidos e a Rússia pararam de brigar e construíram a Estação Espacial Internacional. O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes foi para lá em 2006.

Ônibus espacial
Depois do sucesso com seis missões à Lua, os Estados Unidos decidiram construir uma nave que voasse como foguete e voltasse à Terra como avião: era o ônibus espacial. Uma frota de veículos foi construída e rendeu mais de cem missões, desde 1981. Sua aposentadoria deve acontecer agora, em 2011.

O futuro está no planeta vermelho
Astronautas estão realizando pesquisas neste momento a bordo da Estação Espacial Internacional, com o objetivo de aprender como se faz para viver melhor fora da Terra.

Tudo isso porque espera-se que nos próximos 50 anos enviemos as primeiras missões na direção do planeta Marte.

Esse mundo fica bem mais distante daqui do que a Lua, e por isso é tão difícil ir até lá. Vale tentar, porque existe a possibilidade de encontrarmos outras formas de vida lá. Sim, extraterrestres! Mas eles não serão como nos filmes. Provavelmente, tudo que pode viver em Marte são micróbios simples.

11098712Você também pode ir ao espaço

Uma coisa muito curiosa está acontecendo agora: diversas empresas estão construindo naves para levar passageiros comuns ao espaço. Ou seja, em alguns anos, será possível viajar para fora da Terra sem ser um astronauta!

O projeto mais avançado é de uma companhia chamada Virgin Galactic. Criada nos Estados Unidos, ela terá naves com capacidade para seis pessoas, além do piloto e o copiloto. O veículo já está pronto, mas ainda está na fase de testes. Espera-se que os primeiros passageiros sejam transportados ano que vem ou, no máximo, em 2013. Mas esses voos serão bem curtinhos, e as pessoas só ficarão uns 15 minutos no espaço antes de voltar à Terra.

Folha.com

Postar um comentário

0 Comentários