Museus do Brasil entre os Primeiros

Image634377282544565035Em sua primeira participação no ranking desenvolvido pela revista inglesa “The art newspaper”, o Brasil figura nos primeiros lugares entre as exposições mais populares do mundo, além de ter museus entre os mais visitados, no ano de 2010.


A 29ª edição da Bienal de São Paulo, com 535 mil visitantes, aparece em 12º lugar entre todos os eventos do ano passado. A exposição temática “Islã” e as sobre as artistas contemporâneas Rebecca Horn e Regina Silveira [ao lado] aparecem em 13º, 14º e 15º lugar, respectivamente, no ranking que tem quatro eventos de museus japoneses entre os dez primeiros colocados.

As colocações no ranking da Bienal e das exposições das artistas colocam o Brasil num lugar de destaque entre os museus que apresentaram produções artísticas contemporânea. O CCBB Rio, que recebeu as obras da alemã Horn e da gaúcha Silveira, é um dos destaques no box da publicação mensal sobre esse tipo de exibição. Já a “Islã” foi a campeã na subcategoria de mostras temáticas, ganhando um texto explicativo, que afirma ter sido essa a primeira grande exposição do país sobre o tema.


O CCBB Rio ainda foi o 14º museu mais visitado do mundo, à frente de instituições como Museo Reina Sofía (15º), Galleria degli Uffizi (20º) e Van Gogh Museum (23º). O Louvre lidera esse ranking, deixando o British Museum em segundo lugar e o Metropolitan Museum of Art em terceiro.


Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que organizou os números brasileiros para a publicação mensal inglesa, “The art newspaper” é considerada uma das principais fontes sobre arte. Veja mais detalhes do ranking aqui. O Ibram também afirmou estar preparando um sistema de informações que fornecerá dados para o acompanhamento constante em relação à visitação das instituições.

Revista de História da Biblioteca Nacional

Postar um comentário

0 Comentários