Google fecha acordo para digitalização de livros raros

Image634475321329454963A editora francesa Hachette e o Google anunciaram nesta quinta-feira (28) um acordo definitivo para digitalização de livros esgotados da casa de edição francesa.

- O acordo de associação tem por objetivo dar uma segunda vida a milhares de obras esgotadas, tanto em benefício de seus autores como de universidades, pesquisadores e do grande público em geral.

A editora será responsável por decidir quais obras poderão ser digitalizadas pelo Google, que estarão disponíveis em formato de livro eletrônico por meio do serviço Google Books.

A Hachette, que considera que o acordo fornecerá nova fonte de receita para os autores, terá também a possibilidade de utilizar os fichários das obras digitalizadas pelo Google e explorá-las via impressão por demanda.

Outros beneficiados dessa aliança serão as instituições públicas como a Biblioteca Nacional da França, que poderão ampliar seu catálogo com títulos até agora fora de mercado.

Segundo informou a Hachette no início das negociações, o compromisso cobre um fundo de aproximadamente 50 mil títulos que já não podem ser encontrado em lojas.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

R7

Postar um comentário

0 Comentários