Zahi Hawass renuncia ao cargo de ministro

"The minister for antiquities Zahi Hawass announced he had resigned and warned tourist to stay away Egypt.”

Image634465616118816114De acordo com relatos locais no Cairo, o ministro do Egito para antiguidades, Zahi Hawass renunciou ao seu cargo. A notícia teria sido informada pelo primeiro-ministro Essam Sharaf que afirmava que o egiptólogo mais conhecido no mundo não continuaria em sua posição.


O jornal diário egípcio al-Youm al-Saba’a também relatou que após ouvir a notícia, as pessoas que estavam acampadas na frente do ministério, tentaram atacar Zahi Hawass quando o mesmo embarcava em um táxi. A decisão vem após uma série de denúncias que estavam correndo em relação a Zahi Hawass. O New York Times também publicou recentemente um artigo que detalhava a grande quantia que Hawass recebia por publicações internacionais, a fim de aparecer em seus programas de televisão.

Hawass estava empenhado em trazer de volta ao Egito todos os artefatos tirados dali ilegalmente, durante seu tempo como secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, que se tornou o ministério de antiguidades durante uma remodelação do gabinete do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak no início de fevereiro, em uma tentativa de apaziguar os protestos contra o antigo regime.

No mês passado, o agora ex-ministro ganhou um recurso contra uma condenação anterior devido a uma disputa com uma livraria no Cairo. Hawass, nem o ministério ainda fizeram uma declaração oficial, embora um número de fontes dizem que Abdel Fattah al-Banna foi nomeado para assumir o ministério.

Antigo Egito

Nota da Fê: Já era previsto. Não foi apenas Hawass que foi ‘demitido’, mas todos os ministros do antigo regime que ainda permaneciam em seus cargos. Quanto as acusações que recaem sobre ele, só o tempo vai dizer… O que posso adiantar é que muitos, dentro e fora do Egito, estão felizes com a ‘pedra’ que tiram de seus sapatos.

Parece que os boatos se confirmaram. Abdel Fattah al-Banna, professor da Universidade do Cairo, será o novo Ministro.

:up Antiquities council rejects new antiquities minister.

:up PM Sharaf cancels El-Banna's nomination for antiquities

Postar um comentário

0 Comentários