Satélite desgovernado: lixo espacial pode cair no Brasil

Atualização: 24 set
O satélite científico UARS reentrou na atmosfera terrestre à 01h17 pelo horário de Brasília, próximo à cidade de Alberta, no Canadá, 2 minutos antes do último prognóstico feito pelo Apolo11.com

Reentrada UARS

Apesar de não ser possível afirmar com absoluta certeza o momento exato da reentrada, o horário da 01h17 é compatível com relato de moradores de algumas localidades canadenses.

Até às 06h24 da manhã de sábado a Nasa não havia se pronunciado sobre a queda do satélite, mas divulgou boletim informando que UARS havia retornado à Terra entre 00h23 e 02h08 BRT, sem precisar om local da reentrada.

Atualização: 19h00
Últimos dados de decaimento mostram que satélite UARS deverá reentrar na atmosfera à 01h19 pelo horário de Brasília, acima do oceano Pacífico norte, sobre as coordenadas 39.55°N e 227.53°E. Como existe risco de queda de fragmentos no território americano, a FAA alertou os pilotos sobre o potencial risco, pedindo que relatem sobre o avistamento de lixo espacial.

Previsão de reentrada satélite UARS
Clique para Ampliar

O horário dessa previsão tem margem de erro de 90 minutos, o equivalente a 1 órbita completa, e foi calculada pelo Apolo11 tendo como referência o conjunto de elementos orbitais divulgados às 18h00 de sexta-feira. A previsão concorda com a informação divulgada pela Nasa, que acredita que o satélite deverá reentrar na atmosfera no final do dia 23 e início do dia 24, mas não se arriscou a informar o horário.

Esse é o último boletim informado pelo Apolo11 sobre a previsão de reentrada do satélite UARS. Novo Boletim será divulgado após a reentrada, possivelmente na manhã de sábado.

Todos que quiserem acompanhar a posição do satélite podem fazê-lo através do nosso site Painel Global. , também pertencente ao Apolo11.

Atualização - 16h36
Satélite passou ao largo da costa leste do Brasil, sem que fossem observados fragmentos no céu.

Atualização - 15h35
Satélite a 165 km de altitude e se aproximando do Brasil.

Atualização - 14h30
Novos dados de decaimento mostram o satélite reentrando na atmosfera às 00h46 BRT, com erro de 9 horas, sobre as coordenadas 57S e 122E, acima do oceano Índico. Cálculo feito usando o software Satevo, com elementos orbitiais das 14h30.

Atualização - 13h00
Novos dados de decaimento orbital mostram o satélite reentrando na atmosfera entre as 22h30 do dia 23 e 03h30 do dia 24, com horário médio às 00h30, sobre a região do Chade, na África.

Atualização - 23 set 2011
De acordo com os últimos cálculos de decaimento orbital realizados pelo Apolo11, o satélite científico UARS deverá reentrar na atmosfera terrestre nesta sexta-feira, entre às 16h00 e 20h00 pelo horário de Brasília, com maiores chances de cair no leste das Filipinas às 17h00 BRT. O Brasil está na rota!

Previsão de reentrada satélite UARS
Clique para Ampliar

Os dados são baseados nos últimos elementos orbitais recebidos na manhã desta sexta-feira e levam em conta o fluxo solar informado até as 23h00 de quinta-feira.

O mapa acima mostra as diversas órbitas previstas para a passagem do satélite nos horários estimados para a reentrada.

No Brasil
Entre 16h13 e 16h22 o satélite estará margeando toda a costa do Brasil desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Entre às 17h48 e 17h53 sobrevoará uma linha que vai desde o Mato Grosso até o extremo norte do Pará.

É muito importante lembrar que essa é uma estimativa calculada e pode sofrer alterações ao longo do dia. De acordo com a agência espacial americana, Nasa, dados mais precisos serão informados com apenas duas horas de antecedência.

Olho no céu!

Apollo 11

Nota da Fê:

Estamos na rota!!! Fiquem atentos!

Eu queria estar no litoral para ver se dá para ver alguma coisa. Aqui em POA não tem como.

Deja-vu de Skylab... big Skylab! Só que naquela época a gente ouvia pelo rádio e tinha um céu para olhar.

Postar um comentário

0 Comentários