Cientistas recriam imagem de nobre romano morto há 2 mil anos


Cientistas recriaram a imagem do rosto de um nobre romano, morto há cerca de 2 mil anos em uma fortaleza britânica, afirma o jornal "Daily Mail".

O romano, dizem arqueólogos, era provavelmente rico e se aposentou do Exército aos 40 anos, idade próxima ao que possuía quando morreu, nos arredores da região hoje conhecida como Newport.

Sua imagem foi reproduzida a partir de restos de seu crânio, utilizando técnicas similares às empregadas pela polícia, diz o jornal. O curioso, segundo o "Daily Mail", é que o retrato lembra muito o ator Sylvester Stallone, estrela de filmes como "Rambo" e "Rocky".

Além da semelhança com Stallone, o jornal aponta que o retrato do nobre lembra outro ator, Richard Burton, famoso por atuar no filme "Cleópatra" com Elizabeth Taylor, no início dos anos 1960.

O "Daily Mail" sugere que a imagem recém-produzida pelos cientistas se assemelhe a um "cruzamento" do rosto dos dois atores.

Os restos do nobre romano, como seus ossos, além do caixão de pedra em que o cadáver foi depositado, estão em exposição no Museu Nacional da Legião Romana em Caerleon, na Grã-Bretanha.

O retrato do rosto também está sendo exibido no museu. Para o gerente da instituição, Dai Price, "é ótimo poder dar um rosto a um crânio que havíamos colocado em exposição", disse ele "Daily Mail".

"Estamos confiantes que esta imagem é tão fiel quanto é possível", afirmou Price para o jornal.

O esqueleto e o crânio do nobre romano foram encontrados há 18 anos na Universidade Newport, também na Grã-Bretanha.

Os ossos descobertos datam de cerca de 200 anos depois de Cristo, e foram encontrados por operários que trabalhavam no campus.

A imagem do rosto do nobre romano foi recriada após um mapeamento do crânio, que criou um modelo digital, em 3D, de como seria o nobre. Na sequência, foi produzida uma imagem de desenho.

Funcionários do museu agora estão coletando amostrar do esqueleto, para testes de DNA, que ajudem a descobrir mais informações sobre o romano.





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários