Cometa se aproxima no fim do ano e poderá ser visto a olho nu

14/01/2013 - 04h50

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Por enquanto, não é um asteroide, mas sim um cometa, que está chamando a atenção dos astrônomos. Em novembro, o cometa Ison se aproximará da Terra e é possível que seu brilho seja tão forte quanto o da Lua, podendo até ser avistado durante o dia.

A ação do calor do Sol sobre o corpo gelado do cometa criará uma brilhante cauda que poderá ser vista a olho nu daqui de baixo. Isso deve acontecer do fim de outubro até janeiro de 2014.

Mas o melhor dia para a observação deve ser mesmo 28 de novembro, quando o cometa atingir o periélio -o ponto de maior aproximação.

Descoberto em setembro de 2012 por dois astrônomos amadores da Rússia, acredita-se que o Ison tenha se originado na Nuvem de Oort, espécie de berçários de cometas de onde provavelmente veio também seu "primo" famoso, o Halley, cuja passagem a cada 76 anos pela Terra sempre desperta atenção.

Entusiastas já estão fazendo grandes planos para acompanhar em detalhes a visita do cometa Ison, mas há quem não queira se animar demais, citando decepções recentes com o brilho fraquinho de cometas "promissores".






Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários