Agentes "compram" audiência nas redes sociais para valorizar artistas, diz blog

Uma investigação conduzida pelo blog "Newsbeat", da BBC, revelou que agentes de grupos musicais têm "comprado" estatísticas de audiência nas redes sociais para aumentar sua influência. Os números incluiriam quantidades de visualizações no Youtube, seguidores no Twitter e de "likes" no Facebook.

De acordo com o blog, é possível comprar cerca de 10 mil visualizações em um vídeo do Youtube por cerca de R$ 89. Haveria, inclusive, um mercado de compra de comentários de fãs, para que os números pareçam mais autênticos.

Uma empresa americana que monitora dados virtuais revelou ter uma lista de artistas suspeitos de comprar estatísticas de compartilhamento de conteúdo em redes sociais para aumentar sua popularidade nas gravadoras e nas rádios.

Artistas como Justin Bieber e Conor Maunard, por exemplo, foram descobertos pelas gravadoras após conseguirem milhões de visualizações em seus vídeos compartilhados na internet.

Em nota, o Twitter afirmou que manipular os números de seguidores de perfis vai contra as regras do microlog. "O Twitter faz varreduras constantes em seus servidores para verificar fraudes do tipo e se reserva no direito de excluir usuários, caso descubra irregularidades."

Responsáveis pelo Facebook disseram ao "Newsbeat" disseram que também pretendem excluir da rede social qualquer usuário que altere o número de "likes" em suas postagens com fins lucrativos. Eles aconselham também os usuários que receberem ofertas de dinheiro para "curtir" um determinado comentário a denunciarem o proponente.

Já o YouTube concorda que manipular a audiência de um vídeo vai contra a política do site, mas pode acontecer. O site estimula a denúncia desses usuários e promete puní-los com a exclusão. 




Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários