Os Neandertais podiam ouvir e falar como nós


Uma equipa de investigadores espanhóis da Cátedra de Otoacústica Evolutiva e Paleoantropologia do HM Hospitales e da Universidade de Alcalá (UAH), liderada por Mercedes Conde Valverde , apresentou a primeira evidência paleontológica clara da existência de uma língua fora da nossa espécie.

A descoberta, publicada na revista Nature Ecology & Evolution , tornou possível pela primeira vez reconstruir a audição em neandertais e, assim, encontrar provas de que falavam.

"Os neandertais tinham as mesmas habilidades auditivas relacionadas à linguagem que nossa própria espécie, o que é a primeira prova paleontológica sólida de que eles também tinham linguagem , " diz Conde Valverde, principal autor do artigo e pesquisador da Cadeira de Otoacústica Evolutiva e Paleoantropologia.

Esta afirmação é baseada em um estudo realizado em modelos tridimensionais das cavidades do ouvido externo e médio feitos a partir de centenas de imagens de tomografia computadorizada de alta resolução de cinco espécimes de Neandertal e nove outros indivíduos do sítio Sima de los Huesos, no município de Sima de los Huesos. Sierra de Atapuerca (Burgos).

neandertales

Os fósseis de Atapuerca datam de cerca de 450 mil anos atrás e correspondem a uma população ancestral de Neandertais. Com esses dados, foi possível estabelecer nos fósseis certas capacidades auditivas que estão diretamente relacionadas à presença da linguagem ”, destaca Ignacio Martínez , professor da UAH e diretor da Cátedra de Otoacústica Evolutiva e Paleoantropologia.

O Homo sapiens é o único a usar a linguagem?

A pesquisa, que é a primeira evidência paleontológica clara da linguagem fora de nossa espécie, fornece um novo ponto de vista sobre a história evolutiva do ser humano e encerra cinco décadas de discussão científica no campo da Pré-história.

Um dos grandes problemas no estudo da história evolutiva do ser humano era estabelecer se havia alguma outra espécie humana, diferente da nossa, que também tivesse linguagem. Especificamente, a possibilidade de que neandertais também falassem tem sido uma das polêmicas mais intensas e transcendentes ”, afirma Juan Luis Arsuaga , professor da Universidade Complutense de Madrid, diretor do Museu da Evolução Humana, codiretor das escavações e pesquisas em Atapuerca e coautor da obra.

Por décadas, dados da paleoantropologia pareciam descartar que os neandertais pudessem falar. Porém, nas últimas duas décadas, novos dados do campo da Arqueologia vêm lançando dúvidas sobre essa ideia.

Nesse sentido, a chave para mudar a orientação dessa teoria foi a descoberta da variante genética FOXP2 em neandertais, que é característica do Homo sapiens e está relacionada às habilidades linguísticas.

Esse fato abriu a porta para muitos especialistas argumentarem que os neandertais eram capazes de falar. Mas faltava a prova paleontológica, que felizmente pudemos alcançar. Na verdade, os neandertais eram uma espécie com cérebro do tamanho do nosso, cuidavam de seus doentes, enterravam seus mortos, se enfeitavam e dominavam o uso do fogo ”, conclui Conde Valverde.

 Fonte: https://hipertextual.com/2021/03/neandertales-lenguaje

Postar um comentário

0 Comentários