The Beach Boys - Today! (1965)

Download

Eis um cd que eu estava querendo disponibilizar há um tempo.
Today! é um álbum muito especial para mim. Meu tio tinha uma cópia e nos 60´s quase gastou o disco de tanto rodar nas suas 'festinhas'...rs
Felizmente ele gostava mais do lado B composto de baladas, assim pude desfrutar a vontade do lado A, quase sem chiados. Está comigo até hoje. Não troco, não vendo, não negocio...rs
Gostaria de scanear para mostrar para vcs, mas infelizmente nem câmera digital eu tenho! :(

Today! é um dos melhores álbuns dos 'garotos da praia'. Aqui foram dados os primeiros passos para o revolucionário Pet Sounds que alteraria o rumo da música pop no ano seguinte.
Today! foi o nono álbum dos Beach Boys e o primeiro de três lançados em 1965. Isso é uma coisa que sempre me deixa espantada. O número absurdo de álbuns lançados nos anos 60. Uma banda lançar três, quatro álbuns por ano? Santa exploração, Batman! Não é de admirar que os caras pirassem como aconteceu com Wilson.

Em 1964 os Beach Boys lançaram 'apenas' quatro álbuns. O motivo de tanta correria era um certo 'quarteto de Liverpool' que invadira com tudo as praias americanas. Isso, mais as turnês, deixaram Brian absolutamente esgotado, exaurido e depressivo. Prá sair do 'buraco' começou a consumir 'marijuana'. Wilson se afastou dos palcos e se concentrou apenas na composição e produção. O que não agradou nadinha os outros membros da banda.
Nesse ponto da história, Today! já estava quase que inteiramente gravado e o grupo saiu de novo em turnê com outro baixista Bruce Johnston. Longe do stress das turnês, Brian permitiu que sua genialidade aflorasse explorando novas sonoridades, camadas e mais camadas de som, volume, vocais, percussão e pianos. Wilson estava apaixonado pelo Wall of Sound de Phil Spector desde que ouvira no rádio Be My Baby com as Ronettes. Na minha opinião Help Me, Ronda é uma obra-prima do Wall of Sound. Preste atenção nas camadas de percussão executadas por baterias e pianos (sim, no plural). Brian simula o som stereo com tal perfeição como eu jamais vi. Help Me, Ronda é eletrizante. Difícil explicar. É uma explosão de energia e alegria. Da qualidade vocal do grupo nem precisa comentar, não é? ;)

Mas é justamente no lado B de Today! que Brian usou e abusou de sua criatividade. Apesar de recheado de belas baladas 'grudentas' e chatinhas para os padrões atuais são uma obra-prima de produção. Muito mais dark do que as usuais da banda.
Aí já são nítidos os elementos que Wilson desenvolveria tão bem em Pet Sounds.

Today! é considerado por muitos como o primeiro álbum 'maduro' dos Beach Boys. Consta como um dos 500 melhores de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone.

Faixas:

Lado A
1) Do You Wanna Dance
Composição de Bobby Freeman
Versão animal de Do You Wanna Dance.
E dá-lhe Wall of Sound!

Clássico! God, como eu adoro essa canção. O vocal principal é de Dennis Wilson, irmão de Brian e baterista da banda. Dennis era o coração dos Beach Boys (é o primeiro da foto e o preferido das garotas). O único surfista da banda. Foi por sua influência que o grupo 'abraçou' a surf music. Dennis teve uma vida muito complicada. Drogas, alcool, depressão. Dizem que era muito emotivo e tinha um grande coração. Morreu afogado em 1983. O vocal de Dennis era muito diferenciado dos irmãos e raramente lhe era permitido cantar. Coisa que o deixava muito chateado. Mas aqui em Do You Wanna Dance Denis Wilson provou do que era capaz. :)

2) Good to My Baby
Brian Wilson e Mike Love dividindo os vocais (divino!)

3) Don't Hurt My Little Sister
Mike Love e Brian Wilson no vocais again.
Vocal intricadíssimo.
Brian principalmente. É o cara da voz 'fininha' (o quarto na foto).
Adoro a intro dessa canção.

4) When I Grow Up (To Be a Man)
Mesma dupla again. Percussão 'quebrada' muito legal. Canção cheia das 'invencionices' de Brian, como uso de cravo. Genial. :)

5) Help Me, Ronda
Al Jardine no vocal principal (o último na foto, o baixinho)
Essa é a versão original da canção. Brian a regravou com um arranjo diferente e o nome foi trocado para Help Me, Rhonda.
Wall of Sound na veia! ;)
Prá mim essa é "A" versão de Help Me, Ronda. Com gaita-de-boca, pandeiro e tudo mais.

6) Dance, Dance, Dance
Composição de Brian Wilson, Carl Wilson (irmão de Brian, o terceiro na foto) e Mike Love (segundo na foto)
Outro clássico. A canção mais pesada do álbum. Brian detona no vocal.

Lado B

E lá vamos nós para as belas baladas de Today!.
Todas sem excessão são interessantíssimas.
Psicodelia chegando de 'fininho'.

7) Please Let Me Wonder
Brian Wilson e Mike Love nos vocais.

8) I'm So Young
Brian Wilson no vocal.

9) Kiss Me, Baby
Brian Wilson e Mike Love nos vocais.

10) She Knows Me Too Well
Brian Wilson no vocal.

11) In the Back of My Mind
Dennis nos vocais de novo.
Gosto mais dele em canções pesadas como Do You Wanna Dance.
Literalmente parecia que o Dennis estava mais na praia dele.
Eu sei, trocadilho miserável. ;P

12) Bull Sessions With "Big Daddy"
Entrevista com a banda. Jardine não estava presente.

13) The Girl From New York City
Faixa bonus. Não presente no LP original.

Beach Boys Rlz!
Happy Download! :D

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito massa toda a informação que você dispos no post! Deve trabalhar na área... ehehe só não consegui baixar por aqui!!

    ResponderExcluir