Tudo a Ver - Os Temas dos Programas da Globo

Download

01-Esporte Espetacular-Hyde Park
02-Ayrton Senna-Tema da Vitória
03-Fórmula 1-Tema da Vitória
04-Globo Cor Especial-Cinto de Inutilidades
05-Globinho-Globinho
06-Fantástico-Fantástico
07-Fantástico-Fantástico
08-Instrumental-Don't Stop Til You Get Enough
09-Domingão do Faustão-Do Tempo Que
10-Domingão do Faustão-Instrumental
11-Instrumental-Trapalhões
12-Jorge Benjor-Waldomiro Pena
13-Rita Lee-Cor de Rosa Choque
14-J.B.Pickers-Freedom of Expression
15-Jornal Nacional-The Fuzz
16-Jornal Nacional-The Fuzz
17-Automat-Droid
18-Jornal Hoje-Evie
19-Jornal Hoje-Pombo Correio
20-Xuxa-Doce Mel
21-Gilberto Gil-Sítio do Pica Pau Amarelo
22-TV Colosso-Eu Não Largo o Osso
23-Vila Sésamo-Alegria da Vida
24-Rede Globo-Um Novo Tempo
25-Aerobanda-Coração Verde-Amarelo

Esse é um álbum que eu tenho a leve impressão que vai causar "grandes emoções" como diria o rei Roberto Carlos. Eu mesmo fiquei emocionada. Afinal, não há como negar o quanto a Rede Globo influenciou a cultura brasileira nos últimos 40 anos. Mesmo que você seja absolutamente anti-Globo há temas aqui que lhe trarão alguma lembrança, nem que sejam primevas. Eu particularmente me emociono com o tema do Fantástico. Trás lembranças lá do fundo da memória. Alguém mais acha que ela lembra prá caramba o Fifth Dimension? Sim, aquela banda que gravou Aquarius/Let the Sun Shine In. Mas é claro temos ainda muitos sucessos aqui. O Tema da Vitória da F1 imortalizado com o grande Ayrton Senna (sim, eu fui uma das milhares de pessoas que se esvaiu em lágrimas quando ele faleceu) mas não para por ai. Vila Sésamo, Globinho, Sítio do Pica-Pau Amarelo para os mais "velhinhos", ou "semi-novos" como diria Juca Chaves. Para os mais "novinhos" Xuxa, TV Colosso, Faustão (putz, tinha esquecido como o tema original do programa dele era legal). Dois temas que merecem "menção honrosa": O tema do Esporte Espetacular (aquela do "pá pá pá páá páá pá páááá") e o tema do Globo Repórter.

O tema do Globo Repórter se chama Freedom of Expression. É com certeza a melhor canção dessa coletânea. Foi gravado por um grupo chamado J.B.Pickers para o filme Vanishing Point (Corrida Contra o Destino). A música fez um sucesso danado aqui no Brasil e ninguém nunca conseguiu descobrir essa tal banda chamada J.B.Pickers pelo simples motivo dela jamais ter existido! Creio que você esteja se perguntando como isso é possível. No meu antigo blog escrevi um longo artigo sobre o assunto. No futuro posto tudinho aqui. Não estou a fim de escrever tanto e creio que vocês também não estejam a fim de ler também...rs
Sendo sucinta, J.B.Pickers é um nome fictício utilizado exclusivamente na gravação de duas faixas para a trilha sonora do já citado filme The Vanishing Point. Quem foram os músicos que a executaram? Ninguém sabe! O que é uma pena. Adoraria saber quem são porque os caras tocavam demais! Mas sabemos o seu autor: Jim Bowen. O tema do Esporte Espetacular seguiu o mesmo caminho. Se chama Hyde Park gravada por um tal de Carnaby Street Pop Orchestra and Choir. Andei pesquisando atrás do grupo. E adivinhem? Não achei nada! A não ser duas canções. Hyde Park "colou" mesmo aqui no Brasil. Ou seja, mais uma canção executada por excelentes e desconhecidos músicos de estúdio.
É isso!
Boas Lembranças!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu não só consegui pesquisar sobre a orquestra como consegui o CD deles,"The London Theme", que contém todo o LP original que a Top Tape lançou no Brasil na época (com capa diferente) como também faixas-bônus. Algumas curiosidades:

    - O tema de Esporte Espetacular chama-se na verdade "Dr. Jeckle and Hyde Park", um trocadilho com "Dr. Jeckyll and Mr. Hyde", do livro conhecido no Brasil como "O Médico e o Monstro". Sabe-se lá por que, no Brasil a música teve seu nome encurtado.

    - A Carnaby Street Pop Orchestra também tinha duas músicas na "Selva de Pedra" original. Uma era "A Taste of Excitement", que está no LP internacional. A outra é "Drum Diddley", que tocava nas "cenas do próximo capítulo" e era também o lado B do compacto lançado no Brasil com "A Taste of Excitement" no lado A.

    ResponderExcluir
  3. Kra... hyde park, a exemplo do central park, em new york é uma parque localizado em londres..

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal...emílio pacheco gostei da aula sobre temas global, e precisava saber se você sabe quem é o autor do tema da serie "O Mundo Animal" da rede globo, passava por volta do meio-dia,lembra...com aquele elefante andando no escuro.aquela musica instrumental é demais.por favor se souberem manda pro meu e-mail ddlimp.conpragas@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa... 'tava todo alegre que tinha achado e ia baixar as músicas... clico no link e... cadê o arquivo? T-T
    Tem como vocês colocarem o arquivo no ar outra vez? (pelamordedeus :P)

    ResponderExcluir
  6. Tentei baixar, deu link inválido ou o arquivo foi removido...

    ResponderExcluir
  7. Re-upei o álbum da Carnaby Orchestra no Mediafire:
    http://www.mediafire.com/file/ffew7t92x86e0xs/carnaby_street.rar

    Disponibilizei também todas as músicas no youtube:
    http://www.youtube.com/user/tirmey

    aproveitem!!

    ResponderExcluir