ATENÇÃO - HE-MAN 2002 NA GLOBO!

Estréia nessa segunda [HOJE - 17/09] no TV Xuxa o novo Cartoon do He-man, ou como é conhecido lá fora, He-Man and the Masters of the Universe ou simplesmente, 'He-Man 2002'. O programa começa as 10:30h, ao que parece. Mas deve ser exibido depois das 11h.



Sou suspeitíssima para falar desse cartoon porque gosto prá caramba dele. Eu não era assim tão fã do antigo He-Man nos 80, mas assistia quando podia. Achava meio fraco porque sabia que a Filmation já tinha feito coisa melhor. Sem falar que eu percebia nele alguns 'reaproveitamentos' de outros desenhos como Tarzan, Flash Gordon, Blackstar [Chega ao cúmulo de um dos melhores episódios de He-Man ser exatamente igual a um de Tarzan incluindo vários diálogos]. Mas a trilha sonora era demais! O tempo foi passando, tecnicamente você fica mais sábio e começa a ver as coisas de modos diferentes. Percebi que tinha sido muito injusta com o desenho.

Com a internet comecei a pesquisar sites sobre o cara e descobri que o universo do 'fortão' de Etérnia era muito mais rico que eu supunha. Ai veio He-man 2002. Assisti o piloto no Cartoon Network. Foi amor a primeira vista! A animação é sensacional. Dublagem nota 10. A voz de Cam Clarke [Adam/He-man], como diz um amigo meu, é 'ginorante'. Brian Dobson [Skeletor] segue a risca a interpretação de Esqueleto criada por Alan Oppenheimer. É tão bom quanto. Senão melhor. Mesma risadinha sacana de sempre. Trilha sonora by Joseph LoDuca [um cara que eu admiro muito. Ele fez a trilha do Army of Darkness, Hercules, Xena entre outras] O novo visual dado aos personagens foi cortesia do pessoal do Four Horsemen Studios. Mas o mais legal de tudo foi ver o carinho e o respeito que eles tiveram não só com a mitologia do personagem como também com o desenho original da Filmation.

Algumas coisas foram alteradas, como por exemplo a idade do Adam e da Teela. Adam tinha 19 anos no desenho original, agora tem 16. O Gato Guerreiro [Battle Cat] não fala [confesso que senti falta disso]. O desenho é bem mais sombrio e adulto que o original. Marlena, a mãe do Adam, não é mais nossa conterrânea terrestre. Não tem nada de outro planeta. Tudo se passa em Etérnia mesmo que é um mundo onde a tecnologia e a magia caminham lado a lado. Etéria não existe também. Mas She-Ra iria aparecer na terceira temporada liderando a rebelião contra Hordak [esse cara tá de botar medo!]

Outras, não aproveitadas no cartoon da Filmation, voltam aqui com força. Por exemplo, creio que esse é o primeiro blog no Brasil a divulgar isso, mas Esqueleto [Skeletor] é, de fato, tio do He-man! Sim, ele é irmão de Randor! Na verdade, meio-irmão. Note o interessante 'truque' fonético entre os nomes Keldor e Skeletor [pronuncia-se 'Kél-dor' e 'Ské-letor'. Infelizmente ele se perde no português] além de semelhante a Randor. A primeira vez que isso foi sugerido foi numa mini-comic lá no meio dos anos oitenta chamada "The Search For Keldor" quando Randor sai em busca de seu irmão desaparecido e todas as pistas indicam claramente que Esqueleto é Keldor.

No episódio de estréia do novo cartoon - The Beginning [dividido em três partes] tivemos o prazer de conhecer Keldor antes dele se tornar o Skeletor. E aqui a gente nota que há algo estranho entre ele e Randor. Preste atenção na expressão do então capitão Randor. Ele demonstra sentimentos por Keldor quando esse é ferido mortalmente. Infelizmente, como o cartoon não passou da metade da segunda temporada, várias perguntas ficaram no ar. Porque Keldor se voltou contra Randor? Quem era sua mãe? [Sim, foi o Rei Miro que pulou a casinha]. Como se tornou um mestre nas 'artes negras'? [Acreditem, vocês não fazem idéia do quanto esse cara é poderoso!].

No segundo ano [que não será exibido no Brasil] a coisa realmente pega fogo! Aí é show de novidades e muita ação! Ficamos conhecendo personagens muito interessantes como Faceless One [Spoiler - Ele é o pai da Maligna], Hordak dá as caras, o pau come com o King Hiss e seus Homens Cobras, conhecemos a origem do Castelo Grayskull [é só Grayskull, não DE Grayskull] e do poder [é poder, não força] de He-Man. e por aí vai.

Muita coisa legal ficou para ser explicada nos quadrinhos. É lá que ficamos sabendo como Keldor recrutou seus 'asseclas'. Conhecemos melhor King Hiss e os Homens Cobras, O Conselho dos Anciãos. Algumas outras grandes surpresas mas a história mais comovente ao meu ver foi a trágica saga de Faceless One. É duca! Tô com aquela 'cosquinha' para contar, mas não vou...rs Bem, vocês podem imaginar que um pai é capaz de tudo para salvar uma filha, não? Até se condenar a danação eterna. É por aí. Sabem o cetro do Esqueleto? Era dele. Pronto. Parei por aqui!

Assim como o cartoon, infelizmente os comics também tiveram vida curta [mais uma coisa para traduzir].

O motivo para o cancelamento do novo Masters não teve muito a ver com a qualidade do cartoon propriamente dita, mas sim com o péssimo trabalho de divulgação da Mattel, falta de investimento, sem falar na pressão terrível que exerceram sobre os roteiristas e produtores para que usassem todo o tipo de parafernália possível de sua linha de brinquedos. O final derradeiro foi o horário tenebroso de exibição no Cartoon Network. Além do fato, é claro, que hoje em dia se um cartoon não atinge píncaros de audiência, já era.

Os fãs ficaram inconsoláveis com o cancelamento. Até hoje esperam por um 'milagre'. Mas pelas respostas da Mattel se vê que não vai rolar.

Eles tão de olho no longa para o cinema.

Fazer o quê. Visão curta e ambição demais, mata!

Bom gente! Taí a dica! Quem gosta do personagem não deixe de assistir. Vale a pena. ;)

PS: Por culpa da Mattel [de novo!] a dublagem brazuca pisou na bola. Mas isso falo outra hora, em outro post porque agora é hora de bater em retirada.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. E aí beleza ! Mas esse He-man 2002 é muito fraquinho ! é brabo de ver essa mania de americano de tentar imitar os desenhos japoneses, a começar pelo traçado e pela "ação" apesar de terem em seus estúdios japoneses para dar o ar da graça no Know How ,e vendo que nos desenhos Clássicos dos anos 80/90 eram também produzidos com estúdios japoneses vide Galaxy Rangers e Transformers .E isso que sou do tempo do Robotech e Zylion ,não sei qual foi a inspiração do pessoal da produtora ,mas eu achei muito parecido esse He-man 2002 com o personagem Dante do Devil May Cry ,com o traço do X-men Evolution. desenho americano bom mesmo são Os Simpsons ,South Park,Family Guy e os da DC ,como o Batman e a Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limite

    ResponderExcluir
  2. Faz já um punhado de anos que não vejo mais t.v. ... Mas de vez em qüando ''bate a passarinha'', hehehe...

    ...te lembra que podre que foi aquela primeira série de gibis do He-Man que a Abril largou?...creeedo...depois é que começaram a publicar a série americana...

    ...aquele filme que fizeram também foi triste...

    ...mas poxa, eu era fã do Blackstar, apesar de ser um dos que eu menos assisti!Também tinha um cuidado com os personagens que era bacana...Agora, o Tarzan...

    ...hehehe, de vez em qüando, em rodas de velhacos, eu começo a me lembrar das aberturas de séries clássicas, e a do desenho do Tarzan não pode faltar...:

    ´´Selva, aqui eu nasci...e aqui meus pais morreram qüando eu ainda era um bebê. Logo aprendi que fora adotado por uma jovem macaca chamada Kala, que me adotou como seu filho, e me ensinou os caminhos da selva...
    ...a selva era cheia de belezas...e de perigos também!...E cidades perdidas repletas de coisas boas...e más!
    ...Este são meus domínios! E eu protejo aqueles que aqui vivem! Pois eu sou Tarzan, o rei das selvas!
    (e fecha com o mais que clássico grito...)´´

    Hehehehe...Gracias por este post, señorita!

    ResponderExcluir
  3. Pera ai deixa eu ver se entendi!!


    A segunda temporada de He-Man 2002 não foi terminada até hoje?

    valew

    ResponderExcluir
  4. Pois é, não foi terminada. :(
    Pior que a terceira prometia.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Caramba como pode um desenho desses falir???? tanto desenho idiota por ai fazendo sucesso.
    Bom fiquei sabendo que vai sair o filme, quem sabe com a saida do filme eles voltem a fazer ! poxa que pena ein!!! fiquei decepcionado agora, tava pensando q logo logo ja ia assistir a segunda temporada, mas.. fazer oq
    qualquer novidade nos avise.

    obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Discordo completamente com o anônimo que disse que esse he-man é fraquinho.Coitado,sem dúvida não entende de desenho!Trabalho com hq e sou artista plástico, e nunca vi em toda a minha vida(32 anos)um desenho tão bem feito!Creio que nem mesmo a Walt disney poderia superar uma animação como essa.Bem, poderia talvez daqui a uns 50 anos!O motivo pelo qual esse desenho não deslanchou,creio que tenha sido uma divulgação fraca, que não fez jus ao luxo de animação que ele é.De fato,eu mesmo só fiquei sabendo que esse dese passaria no Brasil através de uma criança que mora na mesma rua que eu(sou muito conhecido pelas crianças e adolescentes de onde moro por ser desenhista).Quando emprestei um dvd desse He-man de 2002,gravado da tv a um amigo meu , que ainda não tinha visto esse desenho, ele ficou alucinado,logo quis copiar.Disse que não há um desenho melhor que esse,e olha que ele tem muitos dvds.É dono de uma loja.Queremos justiça!!!!he-man de volta!!!

    ResponderExcluir
  7. Não me comformo! queria a 3ª temporada, queria ver teela ao lado de he-man, trabalhando juntos, o amor que surgiria entre os 2! hordak, she-ra.... ahhh que raiva!

    ResponderExcluir
  8. o jeito e espera o filme nas telas do cinema quando?

    ResponderExcluir
  9. Faz já um punhado de anos que não vejo mais t.v. ... Mas de vez em qüando ''bate a passarinha'', hehehe...

    ...te lembra que podre que foi aquela primeira série de gibis do He-Man que a Abril largou?...creeedo...depois é que começaram a publicar a série americana...

    ...aquele filme que fizeram também foi triste...

    ...mas poxa, eu era fã do Blackstar, apesar de ser um dos que eu menos assisti!Também tinha um cuidado com os personagens que era bacana...Agora, o Tarzan...

    ...hehehe, de vez em qüando, em rodas de velhacos, eu começo a me lembrar das aberturas de séries clássicas, e a do desenho do Tarzan não pode faltar...:

    ´´Selva, aqui eu nasci...e aqui meus pais morreram qüando eu ainda era um bebê. Logo aprendi que fora adotado por uma jovem macaca chamada Kala, que me adotou como seu filho, e me ensinou os caminhos da selva...
    ...a selva era cheia de belezas...e de perigos também!...E cidades perdidas repletas de coisas boas...e más!
    ...Este são meus domínios! E eu protejo aqueles que aqui vivem! Pois eu sou Tarzan, o rei das selvas!
    (e fecha com o mais que clássico grito...)´´

    Hehehehe...Gracias por este post, señorita!

    ResponderExcluir
  10. Discordo completamente com o anônimo que disse que esse he-man é fraquinho.Coitado,sem dúvida não entende de desenho!Trabalho com hq e sou artista plástico, e nunca vi em toda a minha vida(32 anos)um desenho tão bem feito!Creio que nem mesmo a Walt disney poderia superar uma animação como essa.Bem, poderia talvez daqui a uns 50 anos!O motivo pelo qual esse desenho não deslanchou,creio que tenha sido uma divulgação fraca, que não fez jus ao luxo de animação que ele é.De fato,eu mesmo só fiquei sabendo que esse dese passaria no Brasil através de uma criança que mora na mesma rua que eu(sou muito conhecido pelas crianças e adolescentes de onde moro por ser desenhista).Quando emprestei um dvd desse He-man de 2002,gravado da tv a um amigo meu , que ainda não tinha visto esse desenho, ele ficou alucinado,logo quis copiar.Disse que não há um desenho melhor que esse,e olha que ele tem muitos dvds.É dono de uma loja.Queremos justiça!!!!he-man de volta!!!

    ResponderExcluir