The War Of The Worlds - Jeff Wayne Musical


The War Of The Worlds Musical DVD Trailer

Eu amo a mulinha!!! Olhem só o que eu acabei de achar. Sabem aquelas idéias malucas que você jura que que só podem dar errado? Pense bem. Você consegue imaginar um musical de A Guerra dos Mundos? Tá. Eu sei. Quase tudo vira musical. É verdade.

Mas esse consegue ser ainda mais estranho. Para começar, não era bem para ser um musical e sim um álbum conceitual. Quer dizer, mais ou menos. O (i)responsável por essa idéia no mínimo estranha, é um tal de Jeff Wayne. Diferente do que a gente possa imaginar, pelo menos a princípio, ele não era um 'roqueiro' nem um 'popstar', mas um compositor de jingles, entre outras coisas. O pai de Jeff é que era ator, cantor, produtor de teatro e ao que parece fez muito a cabeça do moleque.

O pessoal do prog é bem familiarizado com o termo 'álbum conceitual'. Viagem ao Centro da Terra de Rick Wakeman é um bom exemplo.

Só que... War of the Worlds teve um pequeno 'problema' técnico, digamos assim, para um álbum de progressivo. É 'tardio'. É de 1978. Plena era disco! E ele não renega as suas origens.
Você sente aquele cheirinho de 'loves in in the air' aqui e ali. Calma! Respire fundo! Não entre em pânico! Não é tão grave assim...rs

Para os que viveram os 'embalos de sábado a noite', uma delícia.
Para os que a odiaram, provavelmente um pesadelo.

Para ser bem sincera eu não escuto o álbum há muito tempo. Ele lembra o Alan Parsons pelo que recordo. E cheio de sons estranhos e, sim, é prog. Não amei de cara. Mas achei bem interessante. É o tipo de coisa que você tem que ouvir com atenção, com carinho para 'captar' o espírito da coisa e eu não estava muito 'inspirada' naquele momento.

Uma das razões de soar prog é a participação do vocalista do Moody blues [bandaça!!!], Justin Hayward [ele aparece no clip]. Hayward é um dos maiores vocalistas da história do Rock. Lembram quando falei da bela voz de Greg Lake? A de Justin é ainda mais aveludada! Magnífica. Angelical. Graças a participação do 'Tristão' Justin [eu o chamo assim por causa do olhar triste e muito profundo] duas canções do álbum 'The Eve of the War' e 'Forever Autumn' [cantadas por ele] se tornaram hits.

Mas as surpresas não pararam por aí. Como narrador, simplesmente Richard Burton! Além de Justin Hayward participaram ainda Phil Lynott [do Thin Lizzy] e o cantor/ator David Essex.

E para completar o 'time' grande parte das letras foram escritas pela dupla Elton John e Gary Osborne.

O álbum ganhou o Ivor Novello Awards [uma premiação para letristas e compositores] na categoria Melhor Gravação de Ficção Científica e Fantasia. Agora vejam as figuras que estavam entre os jurados: Steven Spielberg, George Lucas e Alfred Hitchcock. É mole?

De lá para cá, muita água rolou. War of the Worlds virou até game e animação!

E em 2006 o sonho de Jeff Wayne se realizou. WOTW tomou os palcos da Inglaterra e Irlanda. E até mesmo Richard Burton [falecido em 1984] retomou seu papel em versão CGI [acho que isso é um recorde. Já é a segunda vez. Ele já teve a sua versão CGI na série do Conan] Justin Hayward [bem vivinho] voltou também para reprisar seu antigo papel. E o elenco se completa com a participação de Chris Thompson, Alexis James, Russell Watson e Tara Blaise. E, como não poderia deixar de ser, o próprio Jeff Wayne conduziu a orquestra.

E agora em 2007 os aliens malvados estão atacando a Austrália! A turnê iniciou agora em setembro. E em dezembro voltam aos palcos londrinos.

O musical tem recebido excelentes críticas e eu estou louquinha para assistir. Só espero que mais uma vez a mulinha me ajude nessa. Porque o DVD do musical não tem nem na CDPoint. Mercado europeu é foda. :(

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Noossa eu tinha o vinil !!! Eu simplesmente amo estas musicas...

    Contudo minha mulher qdo ouviu pela primeira vez... me perguntou se estava ouvindo "Western music"

    ResponderExcluir