Tarzan no SBT

A Fê está avisando (sim, estou teclando por ela) que o desenho "Tarzan Lord of The Jungle" produzido entre 1976/82 pelos estúdios da Filmation está passando novamente no Brasil!!!

O SBT está exibindo o desenho aos sábados, no programa "Sábado Animado". O horário, para quem conhece o canal do senhor Abravanel é bastante ingrato... Passa entre as 7 e 8 da manhã.

O desenho passou originalmente na Globo ainda nos anos 70 e foi reprisado no SBT nos anos 80.

A dublagem da maioria dos episódios é a da década de 70, ou seja, é a gravada pelos estúdios cariocas da "Herbert Richers". Outros episódios tiveram que ser redublados novamente, a boa notícia é que isso foi feito pelo mesmo estúdio.

Para quem não lembra da "cara" do desenho, aí ao lado algumas imagens dele...

É possível que quem nunca assistiu ao desenho o ache um pouco datado, principalmente se comparado a animações japonesas atuais, mas ele foi desenvolvido com a técnica de rotoscopia. Uma técnica que estava anos luz a frente de outras utilizadas em outros desenhos da época na TV. Para se ter uma idéia ela foi utilizada pela primeira vez em um dos grandes clássicos da animação mundial, Branca de Neve de "Walt Disney".

O desenho "Tarzan Lord of The Jungle" é até hoje o que mais se aproxima da obra original de "Edgar Rice Burroughs". Um dos pontos fortes é a existência de N'kima, o macaquinho (pronuncia-se Nikima) que aparece no desenho e é o companheiro de aventuras de Tarzan nos livros. A macaca Cheeta nunca existiu nos livros, foi criada somente para os filmes.

Outras curiosidades rápidas e que valem ser lembradas são a instigante trilha sonora e a dublagem original (em inglês)... A trilha sonora foi criada por um dos produtores do estúdio Norm Prescott e a dublagem do já citado N'kima (o macaquinho) foi feita por outro produtor, Lou Scheimer (ambos sob pseudônimos)... Como podem ver, nepotismo total. Hehehe.

E agora, mais um recado da Fê... "O SBT está passando MEU desenho favorito justamente quando EU não posso escrever sobre ele! ARGH!!!! Mas ainda bem que posso contar com meu amado Lider Optimus. :)"

O thintosecco tb postou sobre a volta do cartoon em seu blog "O planeta é nosso".

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Eu já sabia disso! Tive a feliz oportunidade de acordar cedo sábado pela manhã e dá de cara com aquele desenho , que sempre foi um dos meus preferidos. Só não sabia da importancia histórica desta animação. Meus parabéns pela idéia de divulgar no blog. Um abração e Melhoras para a Fê.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Poizz é... vi primeiro lá no Thinttosecco, enqüanto tomava um branco seco, e perdão pela dupla traição, mas já comentei lá!E na verdade (além de tinto ser meu favorito) nem tem o que comentar desse desenho do Tarzan, isso é uma obra, e pronto!

    ...mas o que eu queria ver outra vez mesmo era aquela série do Rei Arthur que passava na época também (ou não era na mesma época? iiihhhhh...!)... aqueeeela, que parecia(ou era!)desenho japonês...porque ''anime'' nem se falava, eu pelo menos não conhecia o termo... Alguém sabe de algum rumo? O nome da série, ao menos???hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Bacana... Não sabia dessa que a Cheeta só existe nos filmes...

    ResponderExcluir
  5. Olá Parceiro

    Gostaria de convidá-lo para um novo projeto que eu estou participando. Chama-se Carnaval de Quadrinhos das Quartas. Este projeto é uma idéia do Daniel do Blog do Hiroshi e consiste em uma postagem coletiva sobre temas de quadrinhos, com temas escolhidos a cada semana. A edição número 1 foi um top 10 dos quadrinhos. A edição número 2 foi sobre os vilões favoritos dos quadrinhos. E a edição número 3 vai ser sobre as armas e equipamentos dos super heróis ( O anel do Lanterna Verde e os lançadores de teia do Aranha já foram escolhidos). Inicialmente, os temas eram postados nos blogs participantes e linkados no Blog do Hiroshi, mas a partir da edição 3 vai a haver um rodízio de Blog, neste caso, no Rabisco, além do Rabisco estão participando, o Blog do Hiroshi , o Quadrideko , o Zine Acesso e o Reviews de Historias em Quadrinhos
    A edição 3 vai acontecer no dia 9 de janeiro. Se você estiver afim de participar entre em contato comigo ou com o Hiroshi. Estamos contando com você.

    ResponderExcluir
  6. A cara dele não nega de ser um desenho antigo... Mas quem não é fã de desenhos antigos? Me amarrava no Caverna do Dragao...

    Interessante aqui, gostei muito. Abraços.

    Evilasio [www.evilasio.blog.br]

    ResponderExcluir
  7. Fê e Optimus, você não precisam agradecer, eu me sinto muito honrado em ter pessoas com blogs espeicias como parceiros.
    Espero que todos tenhamos um ótimo 2008, a minha volta ao Fronteiras ainda não tem data, preciso esolver algumas cosas antes.
    Quanto a você Fê, espero que se recupere o mais rápido possivel. Além disso, a próxima vez que for a POA (espero que não demore muito)quem sabe nós três não possamos nos encontrar pessoalmente.
    Um grande abraço para vocês dois.

    ResponderExcluir
  8. que pena pessoal, a muitos anos que eu venho buscando esse desenho (tarzan,que fez parte de minha infância e eu recordo com grande saudade, descobri que o SBT Estava reprisando em dezembro 2007comecei a gravar, consegui gravar 03 episódios , no quarto episódio já no dia 19/01 esperei, esperei e infelismente não passaram... fiquei super triste, será que tiraram do ar, alguém saberia me dizer????

    Abraços a todos em especial a Fê.

    ResponderExcluir
  9. Desculpem !!! podem me chamar de jota Santos

    EMAIL - JOTASANTOS1@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  10. Ei, cade vcs? Não abandonem o blog de vez! Eu sei que a Fê tá com algumas dificuldades, mas o Vintage é muito bom pra desaparecer. Além de ter servido como um dos principais impulsos pra eu criar o meu blog também!

    ResponderExcluir
  11. Puxa...o SBesteira anda desenterrando cada coisa!
    Sobre imagens vintage tem muita coisa no site allposters (é só colocar no google). Tem muita gravura de países no estilo vintage, além das propagandas!
    Espero que goste da dica.
    Bjs
    Carol K
    akemi-akemi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Quadrideko.
    Realmente a importância histórica do desenho do Tarzan foi muito grande. Tanto em termos técnicos quanto de roteiros.
    Aliás, a Filmation tinha esta parte (roteiros) muito embasada.
    Que o digam outros desenhos do estúdio, como Flash Gordon, viagem Fantástica e Viagem ao Centro da Terra.

    ResponderExcluir
  13. E aí Mestre Splinter...
    Não tem problema não. O blog dele é muito bom tb. Hehe.
    Agora sobre o desenho do Rei Arthur, sei exatamente de que desenho vc está falando... Tb era super fã dele.
    Ele era japonês mesmo, mas acho que não é considerado anime.
    O nome em PT é Rei Arthur sim, em japonês vou dar uma pesquisada e depois escrevo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Olá Evilásio.
    Obrigado pela visita.
    Realmente desenhos antigos são muito bons. Hoje em dia até tem algumas coisas que se salvam, mas a grande maioria... É melhor nem falar. hehe.

    ResponderExcluir
  15. Olá Cesar
    Muito obrigado pelas palavras. Desejamos o mesmo para vc.
    E sobre um encontro em Porto Alegre, não tem problema. É só a gente marcar alguma coisa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pela visita Jota.
    Infelizmente o SBT parou de passar o desenho sim. Mas vamos ver se voltam a exibir. Vindo do SBT nunca se sabe.
    Aliás, já mandei um e-mail para vc com informações sobre o desenho.

    ResponderExcluir
  17. Olá Antonio.
    Muito obrigado pela visita.
    Eu e a Fê agradecemos muito as palavras.
    Pode deixar que o vintage não vai acabar não.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá Carol.
    Muito obrigado pela visita e pela dica.
    Hoje a tarde vou colocar seu banner aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. olá amigo ,será q vc não tem este desenho em dvd, pra vender? tenho interesse em adqueri-lo... eu já tenho 6 episódios e gostaria de adquerir mais se possivel , qualquer informação entre em contato comigo.
    e-mail . alipiofisio@bol.com.br
    fique na paz!

    ResponderExcluir
  20. Tarzan e Flash Gordon da década de 80 são meus preferidos dos antigos.Depois vem Jhony Quest.Se alguém tiver os episódios baixados e puder me enviar agradeço.
    welingtonsantos_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. welingtonsantos4/20/2011 9:56 AM

    Tarzan e Flash Gordon da década de 80 são meus preferidos dos antigos.Depois vem Jhony Quest.Se alguém tiver os episódios baixados e puder me enviar agradeço.
    welingtonsantos_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. alipio junior4/20/2011 9:56 AM

    olá amigo ,será q vc não tem este desenho em dvd, pra vender? tenho interesse em adqueri-lo... eu já tenho 6 episódios e gostaria de adquerir mais se possivel , qualquer informação entre em contato comigo.
    e-mail . alipiofisio@bol.com.br
    fique na paz!

    ResponderExcluir
  23. Cboiwdcbwibow6/30/2011 12:38 AM

    Esses desenhos do Tarzan eram (e ainda são) excepcionais. Eu assiti todos eles pelo menos umas 10 vezes cada.

    ResponderExcluir