Russos apresentam monumento à primeira cadela cosmonauta da história

Ela era tão bonitinha... Parece a minha 'filhota' Tasha [que não é cosmonauta mas também é vira-lata como ela mas loirinha]. Ela é um doce de coco, embora acredite que alguns vizinhos não concordem com essa afirmação. Ela é guerreira e não leva desaforo pra casa. rs

Fui enganada! Sempre pensei que a Laika tinha voltado. Antigamente não contavam essas tragédias para pobres crianças inocentes como eu. Só fui descobrir que ela tinha morrido no espaço depois de adulta.

Laika tinha dois anos quando fez sua jornada rumo ao espaço, em 1957.
Animal teve de ser sacrificado, pois não havia meio de retornar à Terra.



As autoridades russas apresentaram nesta sexta-feira (11) uma estátua que homenageia uma das heroínas da conquista do espaço -- a cadela Laika. Ao "tripular" o satélite Sputnik-2, em 3 de novembro de 1957, ela se tornou o primeiro animal a atingir uma órbita ao redor da Terra.

O sucesso veio um mês depois do sucesso soviético com o Sputnik-1, que assombrou o mundo e fez os Estados Unidos se mobilizarem para a corrida espacial. Mas, naquela ocasião, ainda não haviam sido desenvolvidas tecnologias para o retorno seguro à Terra. Laika teve de ser sacrificada no espaço, depois de comprovar que animais poderiam sobreviver ao processo de decolagem e entrada em órbita.

A missão pavimentou o início das missões humanas tripuladas, começando pela de Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. Por seu papel fundamental nesse processo, Laika agora recebe uma justa homenagem. O monumento está numa instalação militar russa em Moscou que serviu de base de preparação para o vôo da cadela cosmonauta.


Postar um comentário

0 Comentários