Cavalinho da Ferrari - Origem

Roubado do NewsErrado. Matéria muito interessante. Antônio mais uma vez de parabéns. :)

Enviado de meu iPhone

=============

Sabe de onde surgiu o logotipo da Ferrari, aquele cavalinho empinado? Pra buscar a origem deste símbolo, é preciso conhecer o aviador italiano da I Guerra Mundial, Francesco Baracca.

Francesco Baracca, herói italiano

Este piloto era um verdadeiro Ás, tendo participado de 63 combates aéreos e abatendo 34 aeronaves inimigas. Seu lema era: “Eu miro no avião e não no piloto”. E não eram só palavras bonitas: em mais de uma ocasião ele acertou a aeronave inimiga, incapacitando-a e vencendo o duelo, e então pousou seu avião para se certificar de que o piloto adversário estava bem. Se tudo estivesse bem, ele ainda o parabenizava pelo combate. E é por este motivo que ele não gostava dos avanços da indústria armamentícia, que tornava as batalhas mais cruéis.

baracca

Sua morte, em missão de ataque às trincheiras austríacas é cercada de mistério: a versão mais aceita diz que ele foi abatido por fogo anti-aéreo, porém existem duas outras versões: uma defende que um piloto inimigo o derrubou e outra garante que, ao ter seu avião atingido, ele se matou em pleno voo, preferindo morrer do que ser feito prisioneiro.

O Brasão de Baracca

O avião de Baracca e de sua esquadrilha apresentavam pintado na lateral o escudo que ele decidiu adotar: o cavalinho empinado. Existem duas versões para ele ter utilizado este brasão.

Uma versão diz que esta seria uma homenagem ao 2° Regimento da Cavalaria Real de Piemonte, em que ele serviu antes de tornar-se piloto. Outra versão remonta uma antiga tradição em que após cinco aviões abatidos o piloto ganhava o status de Ás e este podia adotar como seu brasão o símbolo do quinto inimigo derrubado. No caso de Baracca, este seria um piloto de Stuttgart, cidade alemã cujo brasão é um cavalo empinado muito semelhante ao que conhecemos da Ferrari.

2-regimento-real-de-cavalaria-do-piemonte coat_of_arms_of_stuttgartsvg
Na verdade, até a cor do cavalo é fruto de discussão. A versão mais corrente diz que em sua aeronave ele teria invertido as cores (principal e fundo) do Regimento, deixando o cavalo na cor vermelha. A cor negra do cavalo surgiria mais tarde, adotada pelos colegas de Baracca em sinal de luto pela sua morte (ou adotada apenas a partir de Enzo Ferrari como luto pela morte de todos pilotos da I Guerra, de acordo com a versão que você preferir).

Enzo Ferrari

Enzo Ferrari era um grande piloto de automobilismo e conheceu os pais do heroi da Grande Guerra em uma das suas corridas. Fez amizade com eles e acabou recebendo de presente da Condessa Paolina (mãe de Francesco Baracca), o símbolo do cavalinho usado por seu filho, sugerindo que para dar sorte ele colocasse em seu carro de corrida, um Alfa-Romeo.
Enzo Ferrari adotou o escudo, modificando apenas a cauda e a cor do fundo. O amarelo usado por ele representa sua cidade, Modena.
Quando saiu da Alfa e fundou sua própria escuderia, a Ferrari, levou o símbolo com ele. Mas engana-se quem pensa que ele adotou o escudo imediatamente.
Enzo Ferrari ganhou o cavalinho em 1923, passou a utilizá-lo na correspondência e documentos da sua empresa em 1929 e somente em 1932 colocou o símbolo em um carro de corrida. Esta corrida foi vencida pela Ferrari, confirmando o seu papel de amuleto da sorte previsto pela Condessa Paolina. A partir daí, o cavalinho não saiu mais dos carros da Ferrari.

cavallinorampante

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Valeu pela força!
    Pra esse post eu tive até que ler em italiano... e não falo patavinas desse idioma. Mas pelo nosso blog a gente faz até milagre!

    ResponderExcluir