Viagem ao Fundo do Mar

Texto 'roubado' do YT. Sem autoria. Sorry.

Viagem ao Fundo do Mar (Voyage to the Bottom of the Sea).

Ano e período de Produção - 1964 a 1968

Viagem ao Fundo do Mar foi o primeiro seriado criado e produzido por Irwin Allen, um dos produtores mais influentes da época, na década de 60 e criador de outras séries também famosas como "Perdidos no Espaço", " O Túnel do Tempo" e "Terra de Gigantes". Narrava as aventuras de um submarino nuclear, e sua tripulação nos oceanos, vivendo incríveis aventuras, combatendo ameaças a paz, a segurança mundial, cientistas loucos, políticos mal intencionados, criminosos, monstros marinhos e criaturas alienígenas.

O primeiro episódio de Viagem ao Fundo do Mar foi ao ar pela rede americana ABC em setembro de 1964, e a primeira temporada produzida em preto e branco é considerada a melhor pela crítica. Da segunda temporada em diante foi feito a cores.

O submarino da série, tinha linhas futuristas, tanto externa como internamente, avançado se comparado aos tradicionais submarinos, um certo conforto como salas enormes e corredores espaçosos - tudo bem diferente do ambiente claustrofóbico dos submarinos que nós estamos acostumados a ver nos filmes. Equipado com mísseis nucleares, torpedos com propulsão a jato.

A partir da segunda temporada, foi criado o subvoador, também chamado de (SV-1), é um mini submarino em forma de arraia jamanta, seus potentes propulsores atuavam tanto na água como no ar, saía debaixo da proa do Seaview, embaixo da água, se deslocando rapidamente e com capacidade de navegar tanto na agua como decolar sobre a superfície da agua, e voar a grande velocidade, era muito legal. Era usado como auxílio ao Seaview, e podia chegar e ir aonde o submarino não podia, devido ao seu tamanho, seus sistemas de condução e navegação eram diferenciados de um submarino normal, a sua estrutura suportava grandes profundidades. A construção do submarino Seaview foi bastante complicada. Não se tinha na época a menor idéia de como era um submarino por dentro. Para resolver o problema eles recorreram à Marinha americana que negou qualquer ajuda.

Os Estados Unidos estavam em plena guerra fria, e não se deveria publicar e distribuir as plantas dos submarinos americanos, o jeito então foi a equipe pesquisar os submarinos usados durante a Segunda Guerra Mundial. Só depois de tudo pronto foi que oficiais da marinha americana visitaram os cenários do Seaview para ver o que poderia estar certo ou errado, ou fazer modificações, para liberar a produção.

Nas cenas em que o submarino era atacado, alguém da equipe técnica ficava segurando um balde e um martelo. Toda vez que ele batia o balde com o martelo, todos os atores inclinavam-se para a esquerda enquanto a câmara se inclinava para a direita.

Para dar um toque real às cenas, projetores lançavam imagens submarinas por trás das escotilhas do cenário dando a impressão que a tripulação estava mesmo no fundo do mar.

Todo o elenco de "Viagem ao Fundo do Mar" teve aulas sobre navegação, ciência, equipamentos submarinos, mergulho, sobre arsenais de bordo e reatores nucleares. Desta vez, a Marinha se prestou a ajudar e enviou um almirante para dar aulas a todo o elenco.

Apesar de interpretar o brilhante Almirante Nelson, Richard Basehart declarou certa vez que não pisaria nem morto num submarino. Ele sofria de claustrofobia.

Total de Episódios 110.

Dublagem Original, AIC/São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários