Jack O´Lantern - A Abóbora de Halloween

A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa quando ouve o termo Halloween é na imagem da cabeça de abóbora. ‘Halloween and pumpkins’ estão associados a história recente da festa de forma indivisível. Sua utilização tem origem em uma lenda que agora reproduzimos:

Há muitos, muitos anos, um mesquinho e briguento irlandês chamado Jack teve o azar de encontrar o Diabo em uma taberna na noite das bruxas. Jack, conhecido beberrão, havia bebido muito, mas tentou enganar o Diabo oferecendo sua alma em troca de uma última bebida. O Diabo se transformou em uma moeda para pagar ao taberneiro, mas Jack rapidamente o pegou e o colocou em seu moedário. Como Jack tinha uma cruz em seu moedário o Diabo não pôde retornar a sua forma original. Jack não deixaria o Diabo ir até que ele prometesse não pedir sua alma por 10 anos. O Diabo não teve outra escolha, a não ser conceder o pedido de Jack.

Dez anos depois, Jack se reuniu com o Diabo em um campo. O Diabo estava pronto para levar sua alma mas Jack pensou muito rápido e disse: ‘Irei de boa vontade, mas antes de fazê-lo poderia me trazer a maçã que está naquela árvore por favor?’. O Diabo pensou que não tinha nada a perder e com um salto chegou ao topo da árvore, mas antes que o Diabo se desse conta Jack rapidamente talhou uma cruz no troco da árvore, fazendo com que o Diabo não pudesse descer. Jack obrigou o Diabo a prometer que jamais lhe pediria sua alma e novamente o Diabo teve de aceitar.

Jack morreu alguns anos mais tarde, mas não pode entrar no céu, pois havia sido um bêbado e fraudador. Mas quando tentou entrar no inferno o Diabo teve de enviá-lo de volta, pois não podia tomar sua alma (havia prometido). ‘Aonde irei agora?’, perguntou Jack, e o Diabo lhe respondeu ‘Volte por onde vieste’. O caminho de volta era escuro e um vento terrível não o deixava ver nada. O Diabo então lançou-lhe um carvão acesso diretamente do inferno, para que ele conseguisse se guiar na escuridão. Jack o pôs então em um nabo que ia comendo para que o carvão não se apagasse com o vento.

Jack estava condenado a vagar nas trevas para sempre...

Como podemos ver, esta inquietante lenda de um nabo em cujo interior Jack pôs a brasa do carvão como uma lanterna não diz nada sobre abóboras. Mas existe uma explicação. O que simboliza a abóbora de Halloween? Os povos de origem celta, como mandava a tradição, esculpiam nabos e colocavam carvão em seu interior para iluminar o caminho de regresso ao mundo dos vivos de seus parentes mortos mais queridos e assim lhes davam as boas vindas. Em troca os fantasmas de entes queridos os protegiam dos maus espíritos. Mas quando os irlandeses chegaram a América conheceram as abóboras e se deram conta de que elas eram maiores e mais fáceis de esculpir que os nabos. Desde então nenhuma pessoa cresceu sem conhecer um Jack-O-Lantern, o tenebroso candieiro de Jack.

Tradução: Lider Optimus
Revisão: Fê
Texto Original

Postar um comentário

6 Comentários