Fundador do Google assegura que a Internet enfrenta a maior ameaça a sua liberdade

Fundador do Google assegura que a Internet enfrenta a maior ameaça a sua liberdade

Nos últimos meses a liberdade na Internet vem sendo um dos temas mais discutidos  tanto dentro como fora da Rede, sobretudo pelos encontros de numerosas entidades, tanto oficiais como privadas, com o objetivo de limitar o fluxo de conteúdos, além de outras iniciativas relacionadas com a informação pessoal, a identidade na Internet e outros aspectos animados pelas próprias características que a Internet mostra desde suas origens.

E conquanto o retrocesso em leis como SOPA e ATA alimentam a esperança de muitos sobre a persistência na gratuidade e na liberdade que até agora parecem consubstanciais a Internet, um dos cofundadores do Google, Sergey Brin, deixou entrever recentemente que este estado paradisíaco poderia terminar logo logo e que Internet nunca enfrentou uma ameaça tão grande a sua liberdade.

Segundo Brin, os governos nacionais estão incrementando seus esforços para conseguir um maior controle tanto no acesso como na própria comunicação nas comunicações de seus cidadãos, similares aos que empreendem os grandes consórcios da indústria do entretenimento que sob pretexto de erradicar a pirataria, gestionam medidas restritivas ao conteúdo exposto na Internet.
China, Arábia Saudita e Irã, por um lado, e Facebook e Apple por outro (que administram suas plataformas por sua conta), se convertem assim em entidades quase gêmeas irmanadas em seus objetivos: o controle, a proibição, a sanção precisa das pessoas e dos conteúdos.

- "Há forças muito poderosas que se alinharam contra a Internet aberta, por todos lados e em todo mundo. Estou mais preocupado do que jamais estive no passado. É horrível", disse Brin.

Fonte: Huff Post
 

Nota da Fê: 

 É… ‘clima’ muito ‘dark side’. No começo do ano disse que essa guerra estava só iniciando. O problema é que temos vencido batalhas como no caso da SOPA, PIPA e ATA, mas…e a guerra? Essa vai ser difícil. Sinceramente? Sou pessimista a respeito.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nigthriderlopes5/03/2012 12:10 PM

    Ou seja,liberdade de expressão esse pessoal não tolera,né?Até o Facebook?Caramba,e eu pensando que ele era democrático!Tsc,tsc...

    ResponderExcluir