Tragédia em Hiroshima Completa 62 Anos

Roubado do G1
A cidade de Hiroshima, no Japão foi o cenário de uma das maiores tragédias da história mundial no dia 6 de agosto de 1945. O lançamento de uma bomba atômica pelos EUA sobre a cidade matou cerca de 100 mil pessoas. Cerca de 90% delas teve morte instantânea.

Em 1985, o "Jornal Hoje" relembrou o fato e conversou com uma das sobreviventes da tragédia. Reveja.



Mais uma dos tempos modernos...
Sabiam que agora andam ensinando por aí que as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki foram lançadas ANTES do Japão se render? Essa versão, inclusive, já foi exibida no Fantástico. Os USA teimam em dizer que as bombas foram absolutamente necessárias para por fim a guerra e trazer a 'paz' ao mundo com a rendição do Japão. Quando na verdade, o Japão já tinha se rendido. As bombas foram lançadas apenas com o intuito de intimidar as outras potencias mundiais [leia-se União Soviética] e ditar quem agora mandava no mundo. E com isso mais de 100.000 pessoas perderam suas vidas. Isso numa estimativa por baixo. Existe um filme muito bom sobre o Projeto Manhattan que eu assisti ainda nos anos 80, acho que o nome era Os Senhores da Guerra. Inclusive o filme mostra como Einstein teria auxiliado no projeto. Ele não participou de fato, mas deu uma 'mãozinha'. E termina justamente com o famoso cientista chorando ao assistir as famosas cenas dos sobreviventes no Japão. Ótimo filme.

Há também uma série de documentários que assisti nos anos 90 na TV Cultura sobre os testes nucleares pelo mundo. O que mais me impressionou [cheguei a ficar doente, são muito fortes] foram os do atol de Bikini, onde os USA não apenas sacrificaram toda a vida animal e vegetal da ilha quanto dos próprios soldados americanos. A cena real dos soldados sentados sobre os submarinos, rindo, felizes assistindo o 'espetáculo' da bomba explodindo [primeira e única vez que vi o 'cogumelo' de baixo] sem o menor conhecimento do potencial da bomba e dos efeitos da radiação são de arrepiar. Depois eles nadando nas águas radioativas, brincando, lavando a roupa, etc.

Bom, prá encurtar a história. O documentário foi narrado pelo último sobrevivente dos tais marinheiros. O cara já não tinha as pernas, e um braço parecia com elefantíase de tão inchado. Ele faleceu apenas um mes após o especial ter sido filmado. :(
Eu queria ter gravado. Todo mundo deveria ver isso.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olá Fê acordou inspirada hoje!!
    Eu vi alguns dos vídeos que vc se refere, é realmente uma pena que o assunto tenha saído da moda, pois ainda existem muitas iniciativas das superpotências na concepção de artefatos nucleares.
    Felizmente novos avanços tem levado a aplicações mais nobres dos estudos nucleares, inclusive com perspectivas ainda não imaginadas nos atuais romances ou filmes de ficção cientifica. Gostaria muito de viver para ver veículos que não precisam se abastecidos, fim das estradas e das hidrelétricas, reflorestamento do Saara etc. :)

    ResponderExcluir
  2. Humanos fazem isso...

    ResponderExcluir
  3. Alem da tragédia de Hiroshima( a maior )existem outras que por uma serie de motivos acabam não sendo comentadas/ divulgadas. Uma delas é a morte de pessoas ( a maioria soldados americanos, verdadeiras cobaias humanas ) em virtude da contaminação pela radioatividade proveniente dos testes nucleares .O documentario Radio Bikini mostra com muita isenção estes acontecimentos.Quem se interessar , postei no YouTube um clipe tirado do inicio do filme Viagem Maldita que mostra com cenas reais de diversos testes, inclusive os da Ilha Bikini, como os soldados ficavam expostos a radiação devido a proximidade do local dos teste

    http://www.youtube.com/watch?v=ExYcsuW7nQg

    Uma abraço
    Luiz
    SJCampos_Sp

    ResponderExcluir
  4. Oi! Qual é a fonte da história de o Japão tinha se rendido antes das bombas? Já ouvi uma história de que o Japão se rendeu depois de Hiroshima, mas antes de Nagasaki, só q a mensagem foi tão enrolada que os EUA não entenderam q era uma rendição (também não sei se é veridica).

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudio. É mais ou menos isso. O Japão já tinha concordado em se render e um embaixador já havia sido enviado para apresentar os termos de rendição, isso antes de Hiroshima. Isso tá até na wikipedia. Olha lá. ;)

    A questão é que quem ia invadir o Japão eram os russos. A bomba em Nagasaki foi lançada porque os russos declararam guerra ao Japão e já tavam preparados prá invasão. Em suma, serviu bem mais para intimidar os 'companheiros' aliados e demarcar território do que render um país que já tinha concordado com a rendição.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Qual é a fonte da história de o Japão tinha se rendido antes das bombas? Já ouvi uma história de que o Japão se rendeu depois de Hiroshima, mas antes de Nagasaki, só q a mensagem foi tão enrolada que os EUA não entenderam q era uma rendição (também não sei se é veridica).

    ResponderExcluir
  7. Humanos fazem isso...

    ResponderExcluir